Atendimento
(62)3092-8787
WhatsApp
(62)98222-0416

Densitometria Óssea

Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos. Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames, a exposição a radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico.

O exame é rápido, indolor e não requer sedação. Se a região analisada for a coluna lombar, o fêmur ou o antebraço, a densitometria óssea dura cerca de 5 minutos. Basicamente, o paciente deita em uma maca acoplada ao densitômetro e é submetido a um escaneamento com dupla emissão de raios X. Essa tecnologia diferencia tecidos moles (como gordura, água, músculos e vísceras) e ossos, permitindo a formação da imagem da área de interesse e o cálculo da densidade

 

PREPARO: O mais importante é não ingerir comprimidos (como vitaminas e outros compostos) que contenham cálcio 24 horas antes do exame e não é permitido realizar a densitometria óssea caso a pessoa tenha feito algum exame com contraste recentemente.