Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.
Diferentemente dos outros tipos de ultrassonografia, que fazem parte da rotina de qualquer gestante, o Ultrassom com Doppler é solicitado pelo obstetra em casos especiais. Por isso, é muito importante ter o acompanhamento de um profissional responsável e de confiança.
Os principais motivos para o pedido do Ultrassom com Doppler são:
- Risco ou suspeita de crescimento reduzido ou má formação do feto;
- Avaliação de frequência cardíaca do feto;
- Alteração no líquido amniótico – fluido que envolve e protege o embrião;
- Incompatibilidade de grupos sanguíneos – fatores Rh;
- Risco de transmissão congênita de doenças;
- Gestação múltipla;
- Gestação anterior com parto prematuro.
Além disso, o Doppler fetal também auxilia no acompanhamento da saúde da mãe e no diagnóstico de possíveis doenças desenvolvidas durante a gestação, como pressão alta, diabetes ou infecções. Para as mulheres já diagnosticadas com alguma dessas doenças, ou quando há risco de pré-eclâmpsia, a realização do exame é obrigatória.
Através do Ultrassom com Doppler, as artérias uterinas são analisadas, o que ajuda a diminuir os riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Quando alguma alteração é identificada precocemente, maiores são as chances de tratamento e recuperação, como a realização de parto antecipado, por exemplo.
Como é realizado o Ultrassom com Doppler
A realização do Ultrassom com Doppler é simples, não exige preparo e nem apresenta qualquer tipo de risco ou desconforto para a mãe e o bebê. Semelhante à ultrassonografia comum, a gestante permanece deitada durante o exame, enquanto o aparelho que emite as ondas é deslizado sobre o abdômen com a ajuda de um gel.
Além da facilidade em sua realização, a grande vantagem do procedimento é que ele oferece diagnósticos de alta precisão. Em alguns casos, quando avaliado pelo obstetra, pode ser solicitado outros exames complementares.