A ultrassonografia com doppler é um exame de imagens que permite estudar os fluxos sanguíneos, as veias e as artérias. Ela pode ser realizada em diversas partes do corpo, inclusive na região pélvica.
Na ultrassonografia com doppler pélvico feminina, o exame avalia órgãos e estruturas da pelve da mulher, como útero, ovários, bexiga, reto.
A Ultrassonografia com Doppler Pélvico Feminina é realizada com um aparelho de ultrassom, sendo o exame indolor e não invasivo. O procedimento pode ser feito tanto de forma suprapúbica quanto transvaginal. No primeiro caso, o equipamento desliza sobre a pele para captar as imagens. Já no segundo, como o próprio nome sugere, o transdutor é introduzido na vagina, coberto por uma proteção de látex e um gel.
No método suprapúbica, os profissionais costumam solicitar que a paciente, antes da ultrassonografia, tome alguns copos de água para melhorar a visualização das imagens. Já para a transvaginal, não se recomenda ficar com a bexiga cheia: é preciso fazer xixi antes de iniciar o ultrassom.